Notícia

Uma pesquisa encomendada pela marca nacional de lingeries Liz mostrou que, de 20 mil brasileiras, 80% usa o tamanho errado de sutiã. Além de provocar dores lombares e problemas na coluna, o hábito pode deixar as medidas do corpo desproporcionais e estragar o look.

Segundo explica a diretora de marketing e produto da Liz, Lígia Buonamici, no Brasil, a numeração dos sutiãs é generalizada. "Isso significa que, se a mulher não tiver o corpo totalmente simétrico, ela não consegue se encaixar na maioria dos modelos disponíveis para compra", afirma.

Nos Estados Unidos, por exemplo, os itens possuem uma quantidade maior de subcategorias de tamanhos (como, por exemplo, 42 A, B ou C), o que facilita a escolha do modelo que melhor se adequa ao corpo. Aqui, no entanto, ainda são raras as marcas que oferecem esse serviço.

Aumentar os seios
Muitas mulheres recorrem aos modelos menores na intenção de apertar e ressaltar os seios. No entanto, esta não é a melhor forma de obter o efeito. Para isso, o bojo é a melhor solução.

Lígia explica como escolher o tamanho certo de bojo de acordo com as medidas do corpo. "O sutiã com bojo letra A é para mamas que são um número menor do que o tamanho das costas. Se o tamanho do bojo for letra B, significa que a mama é totalmente proporcional às costas. Já a letra C é para mamas que são um número acima da medida das costas", detalha, fazendo referência ao método de numeração utilizado pela marca.

Dicas para saber se o sutiã está adequado
A profissional lista algumas técnicas que revelam se o sutiã está muito justo ou largo.

"Para saber se o tamanho da taça do sutiã é correto, coloque um dedo entre o peito e a parte central do sutiã: se o espaço for apertado, é melhor comprar um número maior; se for muito largo, é provável que o modelo esteja grande."

Para analisar a faixa do sutiã que envolve o tórax, a dica de Lígia é experimentar o sutiã sentada, pois, nesta posição, a caixa torácica se expande. "Assim, é possível ter certeza de que ele permanecerá confortável em qualquer situação."

Observe se o sutiã fica firme no corpo mesmo quando estiver fechado no nível mais folgado. Se sim, significa que a peça terá uma boa durabilidade.

Para uma boa sustentação, as alças precisam estar bem fixas nos ombros, sem comprimi-los e sem cair para os lados.

Fonte: VIX